Atualmente a ONG conta com um total de 3 (três) Unidades de Centros de Educação Infantil atendendo em torno de 900 pessoas entre bebês e crianças de 0 a 4 anos.
O projeto horta visa garantir a inserção de mais verduras, legumes e frutas na alimentação, de forma adequada e saudável. Valorizando assim, o meio ambiente e tudo o que ele pode nos oferecer, incentivando o consumo diário junto com as professoras. ALÉM de :
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação.
Dar oportunidade as crianças de aprender a cultivar verduras e hortaliças utilizadas como alimentos
Permitir a colaboração das crianças, promovendo o trabalho em equipe e desenvolver suas habilidades sociais.
Criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta
Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.
O Projeto Despertar da Consciência tem como propósito implementar práticas integrativas na Educação Infantil do CEI Caminhar com Amor.
A prática de Yoga é realizada com as professoras, que incluem no planejamento pedagógico a prática com as crianças.
Oferecemos formação e acompanhamento técnico para a implementação sistemática dessa e de outras práticas, como: Yoga, Meditação, Shantala e Comunicação Não Violenta.
É uma prática milenar que surgiu na Índia, palavra em sânscrito que pode ser compreendida como integração do corpo com a mente. Segundo Maria L. Packer, o yoga estimula a consciência corporal por meio de gestos e posturas, promovendo o fortalecimento e flexibilidade, melhorando o fluxo de energia, o sistema imunológico, trazendo uma capacidade fantástica de concentração.
É como testemunhar a própria respiração. Respirar é importante não somente para suprir oxigênio e fortalecer os pulmões, mas também é uma ferramenta que têm efeito direto no cérebro e nas emoções.·
É uma massagem milenar indiana, muito praticada por mães (cuidadores) em seus filhos, difundida no ocidente pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer. Consiste em movimentos lentos para acariciar a pele e alongar o corpinho do bebê (peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto) e pode ser aplicada diariamente.
Leitura em Casa consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a família realize sua leitura em casa junto à criança.
A criança adora histórias de Príncipes, Princesas, Animais falante, Bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos.
Através da leitura as crianças têm a oportunidade de conhecer novas palavras e expressões, que consequentemente passarão a fazer parte do vocabulário das crianças.
É preciso incentivar as crianças a lerem desde cedo, e quando envolvemos a família nessa atividade a criança se sente mais confiante e motivada em conhecer outros livros e histórias.
Conhecer histórias variadas fará com que as crianças desenvolvam sua criatividade e busquem soluções para diferentes situações e problemas.
Quando se deparam com histórias e palavras diferentes as crianças tendem a fazer questionamentos e perguntas e isso é essencial para formarmos adultos mais críticos no futuro.
Possibilita o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros. Além de possibilitar a família possibilidade de participar da vida escolar da criança., criando assim, uma rede de apoio entre escola e as famílias.
Como o próprio BNCC diz, artes é Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
A Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.
As crianças se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.
Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.