Associação Caminhar Com Amor é a Solução

Nossa atuação
na educação
infantil

| Conheça o CEI

Atualmente a ONG conta com um total de 3 (três) Unidades de Centros de Educação Infantil atendendo em torno  de 900 pessoas entre bebês e crianças de 0 a 4 anos.

O CEI Caminhar com Amor I, têm como propostas envolventes pautadas em concepções de infâncias e de educação infantil. Um espaço de inserção dos bebês e crianças nas relações sociais, essa é a primeira etapa da educação básica, em que o bebê/ criança terá a capacidade de desenvolver os aspectos: físico, psicológico, intelectual, contribuindo para a formação do ser humano.

Endereço: Rua Carlo Formes, 45 - Cidade Ademar - São Paulo/SP
Tel: 11 5621-7151

O CEI Caminhar com Amor II, em suas múltiplas dimensões age como mediadora do planejamento de aprendizagens e exerce um papel de fundamental importância na organização dos trabalhos desenvolvidos por indivíduos que a compõem oferece à comunidade local um espaço voltado para o desenvolvimento e a aprendizagem, comprometido com os múltiplos e interdependentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sócio emocional, tendo como referência as diferenças individuais e as possibilidades, sócio educacional.

Endereço: Rua Raquel Alves Moreira, 860 - Pq. Santo Antônio - São Paulo/SP
Tel: 11 5514-0502 - 11 5514-0544

O CEI Caminhar com Amor III, tem como objetivo propiciar um ambiente rico em estímulos e integração para sanar dificuldades básicas, desenvolver a funcionalidade escolar e promover a participação social da criança, ou seja, favorecer o movimento de conquista de espaço, de direcionamento ao outro e ao meio ambiente - condições básicas para a aprendizagem de si, do outro e do mundo ao seu redor.

Endereço: Av. Ivirapema, 104 - Pq. Bologne - São Paulo/SP
Tel: 11 5834-7338

| Projetos

Nossos projetos foram desenvolvidos com o propósito de oferecer uma educação de qualidade, auxiliando na formação de cidadãos críticos, empáticos e conscientes, capazes de provocar mudanças em seu entorno,

TESTE VERDE
projetos cei- leitura em casa azul
LARANJA
ROSA

PROJETO horta

O projeto horta visa garantir a inserção de mais verduras, legumes e frutas na alimentação, de forma adequada e saudável. Valorizando assim, o meio ambiente e tudo o que ele pode nos oferecer, incentivando o consumo diário junto com as professoras. ALÉM de :

Despertar curiosidade

Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação.

Conhecimento

Dar oportunidade as crianças de aprender a cultivar verduras e hortaliças utilizadas como alimentos

Trabalho em equipe

Permitir a colaboração das crianças, promovendo o trabalho em equipe e desenvolver suas habilidades sociais.

Responsabilidade e pertencimento

Criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis

Consciência ambiental

Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta

Alimentação saudável

Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

PROJETO despertar da consciência

O Projeto Despertar da Consciência tem como propósito implementar práticas integrativas na Educação Infantil do CEI Caminhar com Amor.

A prática de Yoga é realizada com as professoras, que incluem no planejamento pedagógico a prática com as crianças.

Oferecemos formação e acompanhamento técnico para a implementação sistemática dessa e de outras práticas, como: Yoga, Meditação, Shantala e Comunicação Não Violenta.

Yoga

É uma prática milenar que surgiu na Índia, palavra em sânscrito que pode ser compreendida como integração do corpo com a mente. Segundo Maria L. Packer, o yoga estimula a consciência corporal por meio de gestos e posturas, promovendo o fortalecimento e flexibilidade, melhorando o fluxo de energia, o sistema imunológico, trazendo uma capacidade fantástica de concentração.

Meditação

É como testemunhar a própria respiração. Respirar é importante não somente para suprir oxigênio e fortalecer os pulmões, mas também é uma ferramenta que têm efeito direto no cérebro e nas emoções.·

Shantala

É uma massagem milenar indiana, muito praticada por mães (cuidadores) em seus filhos, difundida no ocidente pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer. Consiste em movimentos lentos para acariciar a pele e alongar o corpinho do bebê (peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto) e pode ser aplicada diariamente.

PROJETO Leitura em casa

Leitura em Casa consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a família realize sua leitura em casa junto à criança.

A criança adora histórias de Príncipes, Princesas, Animais falante, Bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.

Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos.

Ampliar o vocabulário

Através da leitura as crianças têm a oportunidade de conhecer novas palavras e expressões, que consequentemente passarão a fazer parte do vocabulário das crianças.

Incentivar a leitura

É preciso incentivar as crianças a lerem desde cedo, e quando envolvemos a família nessa atividade a criança se sente mais confiante e motivada em conhecer outros livros e histórias.

Criatividades

Conhecer histórias variadas fará com que as crianças desenvolvam sua criatividade e busquem soluções para diferentes situações e problemas.

Curiosidade

Quando se deparam com histórias e palavras diferentes as crianças tendem a fazer questionamentos e perguntas e isso é essencial para formarmos adultos mais críticos no futuro.

Reunir a família

Possibilita o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros. Além de possibilitar a família possibilidade de participar da vida escolar da criança., criando assim, uma rede de apoio entre escola e as famílias.

PROJETO Ateliê de artes

Como o próprio BNCC diz, artes é Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.

Acesso e ampliação da cultura

A Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

Mãos na massa

As crianças se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.

Desenvolve o senso Crítico

Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.